top of page

Corpo Livre

Realizada pela Coligação Cruor Arte Contemporânea. Corpo Livre propõe uma reflexão em torno da maneira como o corpo é visto e colocado em nossa sociedade.

A inquietação partiu da notícia de uma professora de dança que havia sido demitida da escola de dança em que dava aula por ter dançado nua em seu expetáculo. A partir daí a coligação iníciou uma pesquisa em torno do corpo na arte e na sociedade trazendo para o estudo fatores históricos, culturais e ritualísticos. Tal pesquisa resultou numa instauração ritualística onde os artistas (tanto os integrantes do Cruor como outros artistas convidados) dançavam durante 3 minutos, no interior de uma mandala construída pelos corpos, com seus corpos nus pintados de branco e rostos cobertos por uma espécie de burca preta, questiando o conceito de identidade, sagrado, profano e sujo.

Está instauração foi alvo de um jornalismo tendencioso, que provocou uma grande falácia na cidade e até hoje se ouve comentários a favor e contra. Também foi através desta instauração que foi criada uma lei de liberdade de expressão corporal na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

 

Ficha Técnica: 

Coordenação: Nara Salles

Execução e concepção: Alexandre Américo, Celília Oliveira, Fernanda Estevão, Maria Flor, Heloisa Sousa, Josie Pontes, Nara Salles, Pablo Vieira, Pedro Fasano, Sandro Sousa e Silva, Sussa Rodriguez, Yasmin Rodrigues Cabral.

Ano: 2012

bottom of page